top of page

3 Benefícios de fazer Yoga na praia

Atualizado: 20 de out. de 2022

Em qualquer ambiente, o yoga é capaz de trazer inúmeros benefícios para o corpo e para mente – melhora na qualidade do sono, diminuição dos níveis de stress, aumento da flexibilidade, resistência muscular, consciência corporal, etc -, assim como levar luz à vida espiritual do praticante que busca esse propósito.


Mas hoje vamos falar especialmente dos benefícios que podem ser intensificados quando a prática acontece na praia. Você vai entender os motivos que nos fazem sentir ainda mais restaurados quando praticamos yoga olhando o mar de que em um studio na cidade.

Lora Fleming, cientista da University of Exeter, na Inglaterra, afirma que a ideia da praia ajudar na nossa saúde já está bem estabelecida. Banhos de mar já são receitados, inclusive, como tratamento médico. E aí vão 3 excelentes explicações para a sensação de bem-estar ser intensificada na praia:

1. Os íons negativos

As ondas do oceano induzem alterações moleculares no nosso organismo a partir da produção de íons negativos. Estes íons conseguem fazer com que absorvamos mais oxigênio e, assim, equilibram nosso níveis de serotonina, trazendo uma energia positiva e uma sensação de bem-estar instantânea. Não é à toa que só de chegar na praia e respirar fundo já nos sentimos bem! Agora imagine mover o corpo numa prática saudável de ásanas (posturas de yoga) e pranayamas (técnicas de respiração) enquanto recebe estes íons da saúe. Perfeito, né?


2. O som das ondas

Shelley Batts, Ph.D., um neurocientista da Stanford University escreveu sobre as diversas pesquisas que comprovam os tipos de sons que relaxam e os tipos de sons que induzem ao stress em humanos. Sons como de tráfego e motores de avião induzem a liberação de cortisol, o hormônio do stress, que pode causar doenças como úlceras e infartos, enquanto sons relaxantes diminuem os níveis deste hormônio no sangue, evitando tais doenças.

Os sons tidos como relaxantes por estes estudos são medianos em tons agudos, suaves no volume e tem frequências harmônicas em intervalos regulares. As ondas da praia atendem a todos estes requisitos calmantes e funcionam como mantras durante a prática de yoga. Principalmente no momento final, o shavasana, onde o corpo deve estar em completo relaxamento e a mente se concentra apenas nesse som. É uma delícia!

3. A superfície lisa do mar


Segundo o neurocientista Michael Merzenich, seres humanos se sentem mais seguros em ambientes não complexos. Assim como florestas requerem certo nível de atenção para nos protegermos de possíveis predadores, nas cidades mantemos essa sensação de alerta contra assaltantes e perigos no trânsito. Nas praias, no entanto, você consegue enxergar milhas de distância e se sente mais seguro e tranquilo.

“Quando olhamos para o oceano[…], estamos em um ambiente previsível e estável”, diz Merzenich. Essa estabilidade e segurança ajudam no foco e equilíbrio durante os ásanas de yoga, além de conduzir à meditação, devido a diminuição de estímulos externos.

Ou seja, todos os fatores fisiológicos e sensoriais da beira-mar estão em perfeita harmonia com a prática de yoga e seus benefícios, funcionando como um descanso da velha rotina desregulada de ar-condicionado, poluição e stress.

Por isso, não deixe de praticar na praia sempre que puder! No cenário atual do Covid-19, nada melhor que usufruir da segurança de estar num ambiente aberto, respirando saúde e imergindo no yoga por completo, em contato com a natureza.

Fonte: Lifehack

182 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page