Sankalpa é uma intenção, um propósito consciente, que se coloca tanto na prática de yoga quanto na vida.
A palavra significa "construção mental" ou "resolução interior" e pode ter um grande poder na sua evolução pessoal, se realmente colocada em prática.
O sankalpa é o despertar do nosso potencial criador de realidade. Ele ajuda nossa mente a descosntruir crenças limitantes e nos torna mais suscetíveis a agir em prol de nossos anseios. Para isso, mesmo que seja um exercício racional, ele deve nascer primeiro no coração, com profunda consciência e honestidade.
Com a virada do ano, é natural que criemos novas resoluções e metas para o ciclo que se inicia. E isso é ótimo, ter um claro propósito em mente, nesse momento, nos ajuda a:
Fazer uma autoanálise do próprio momento;
Estabelecer prioridades;
Fixar nossos valores inegociáveis;
Fazer escolhas coerentes com os nossos objetivos
A ideia do Sankalpa aqui é transformar uma intenção em mantra próprio, como "Minha vida é plena e abundante" ou "Confio em mim e no meu potencial criativo" e repeti-lo em momentos difíceis do dia, ao acordar e/ou antes de dormir.
Você pode também transformá-lo em uma visualização do cenário que deseja viver, como se já estivesse vivendo agora, na sua meditação diária ou antes da prática de yoga. Ou, ainda, materializá-lo num mapa de sonhos, um diário ou em escrita livre.
Seja qual for a forma de viver o seu Sankalpa, algumas dicas podem te ajudar:
Expresse-o no tempo presente. Ao invés de "Serei feliz e saudável", fale "Sou feliz e saudável". O subconsciente absorve suas afirmações como verdades, portanto, se você afirma algo para o futuro, isso vai se manter sempre no futuro, e não no agora.
Repita-o em estado de relaxamento. Ele não é uma forma de acalmar a mente nos momentos turbulentos, é preciso acalmá-la primeiro. Para isso, use sua respiração, conforto visual e/ou sonoro para, então, entrar em conexão com seu sankalpa,
Não tente reprimir as emoções que possam surgir durante ele. Se sentir dúvida, angústia ou algo do tipo, tome conhecimento da sensação - se puder, escreva sobre, reflita, analise - e depois deixe a emoção passar.
Se torne autorresponsável pela sua realidade, sabendo que responsabilidade é diferente de culpa. Você precisa aceitar que, de alguma forma, é responsável pelo que está vivendo hoje, para realmente absorver que pode transformar tudo isso em algo muito melhor. Essa consciência não precisa lhe trazer culpa ou vergonha. O passado é parte da estrada que te levará a algo maior, sinta-se grata por ele e siga em frente.
No mais, entregue-se e tenha disciplina no processo. Torne o sankalpa seu mantra de vida, seu norte, sua verdade. Viva-o, verdadeiramente e seja grata por cada passo nessa jornada.
O poder criativo que existe em mim saúda o poder criativo que existe em você. Um novo ciclo cheio de realizações para nós!
Namastê.
Comments