A maioria das pessoas já está ciente que praticar yoga pode trazer diversos benefícios para saúde - física e mental -, mas uma das perguntas mais comuns de quem está começando é "quantas vezes por semana é ideal? precisa ser 1h toda vez?".
A resposta é simples: o ideal pra você é exatamente aquilo que você consegue fazer.
Um estudo de 2012 conseguiu comprovar que uma prática de 15min de yoga é capaz de diminuir imediatamente o nível de estresse e desacelerar a frequência respiratória (Melville et. al, 2012).
Outro, publicado em 2019, conseguiu provar que praticar por 1 hora, apenas UMA vez por semana pode aliviar consideravelmente a ansiedade à longo prazo (Lemay et. al., 2019).
Em 2016, pacientes de diabetes com +10 anos de diagnóstico receberam instruções e uma videoaula de 10min para fazerem em casa, o quanto quisessem. 3 meses depois, o nível de glicose em jejum desses pacientes tinha caído 45%. A frequência cardíaca e a pressão arterial também demonstraram uma diminuição significativa. E o estudo conseguiu concluir que o yoga é um excelente aliado no tratamento da diabetes (Mullur e Ames, 2016).
Percebe que, em cada estudo, a duração e a frequência da prática variam, mas os benefícios persistem?
Isso acontece porque não existe uma duração ou frequência perfeita de prática de yoga. Existe a sua vivência pessoal, os seus horários, a sua rotina e seus objetivos. Inclua o yoga na sua vida de uma forma que seja possível mantê-lo.
Com o tempo e conforme haja necessidade, você pode ir fazendo adaptações no tempo, na frequência e até nas formas como você pratica - sozinha, online, em aulas presenciais, etc. O importante é persistir! Porque sim, alguns efeitos são imediatos e aparecem desde a primeira experiência, mas muitos outros precisam de tempo, e seus resultados acabam sendo proporcionais à regularidade da prática - como o ganho de flexibilidade, de qualidade de sono, de consciência corporal, etc.
Por isso, comece como puder. A ciência tá aí pra provar que o yoga vai te fazer bem em qualquer quantidade! Mas, se quiser usufruir dos frutos por completo, mantenha. Isso faz toda a diferença.
Comments