top of page

Dicas de livros sobre Yoga

Muita gente inicia a prática corporal de yoga sem saber nada da teoria -eu mesma fui uma delas! Mas a verdade é que, depois de um tempo, a gente começa a ficar mais curiosa. Começa a querer entender como funciona, porque faz tão bem, o que é, de verdade, o yoga.

Esse é um caminho extremamente natural aqui no Ocidente, onde o yoga é muito vendido como atividade física, método de alongamento ou terapia para problemas psicológicos. O interessante é que, na verdade, todos esse enfoques ocidentais não passam de efeitos colaterais do yoga em essência.

O objetivo principal da filosofia yogi é muito mais complexo. As posturas e movimentos corporais são, na verdade, meios para clarear a mente e alcançar um estado mais elevado de consciência, capaz de transformar toda uma visão de vida.


Mas isso é explicação para muitas páginas! Portanto, aqui vão algumas sugestões de livros cheios de conteúdo sobre essa filosofia para você começar a imergir no mágico universo do Yoga. Se você já pensou pelo menos uma vez na vida “eu preciso ler mais sobre isso”, com certeza vai gostar.

1. Auto-perfeição com Hatha Yoga, de Hermógenes

Um clássico do yoga no Brasil. Hermógenes, o autor, foi um professor que mudou completamente de vida através do yoga. Estudou e conheceu pessoalmente grandes mestres da Índia e ficou conhecido como um grande precursor da filosofia yogi no Brasil. Este livro traz um resumo bastante didático sobre como funciona o yoga no corpo e na mente humana e é praticamente um guia de como aplica-lo na própria vida.

2. Luz sobre o Yoga, B. K. S. Iyengar

Outro clássico, mas dessa vez, mundial. Iyengar foi um mestre indiano fundador do método Iyengar Yoga, e ele mesmo demonstra cada um dos 216 ásanas que ilustram este guia prático para yogis. Além das imagens, instruções e indicações para cada postura, o livro também traz explicações sucintas e esclarecedoras sobre os fundamentos e propósitos do yoga. Muitíssimo interessante.

3. GUIPPY – Guia Prático de Posturas de Yoga

Um guia moderno e pedagógico dos ásanas, mudras e pranayamas, com instruções, benefícios, indicações e outras dicas/conceitos importantes. É visualmente bem organizado e de fácil compreensão, especialmente útil para construção de práticas.

4. Autobiografia de um Iogue, de Paramahansa Yogananda

Essa autobiografia traz não só a história de vida de um grande yogi, sua jornada de autoconhecimento e sua peregrinação em busca de seu mestre, além de histórias de muitos outros mestres e do próprio berço do yoga, a Índia. Com muita religiosidade, tradição e profundidade, ele inspira o leitor enquanto o envolve numa narrativa emocionante. Digno de cabeceira!

Existem muitos outros livros excelentes dentro do mundo do yoga e, quando começar por esses acima, você vai realmente se sentir inspirado a mergulhar em todos eles.

E, se tiver mais sugestões, deixa aqui e vamos trocar figurinhas! Quanto mais conhecimento, melhor.

Namaste.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page