top of page

Yoga para ansiedade - como e por que funciona.

Atualizado: 20 de out. de 2022

Já é comum que, em consultórios médicos, pacientes diagnosticados com ansiedade e estresse crônico recebam a recomendação de praticar yoga. Mas você sabe por que?


Existe uma ideia muito vaga de que o yoga é uma atividade física tranquila e, por isso, ajuda a relaxar. O que acaba, muitas vezes, sendo entendido como monotonia a afastando as pessoas que mais precisam experimentar.



A realidade é que o yoga, que engloba toda uma filosofia de vida, tem práticas físicas das mais diversas - desde 5 minutos de puro relaxamento até 1h30 de força, flexibilidade e resistência. Encontrando aquela que se encaixa no seu perfil, na sua rotina e nos seus objetivos, o yoga pode, de fato, ser um fator decisivo na sua saúde mental, através de 5 pontos:


1. Diminuindo a tensão muscular

A movimentação do corpo proporciona o relaxamento do músculos e consequente alívio das tensões corporais. Um corpo mais relaxado envia a mensagem ao cérebro de que está tudo bem e ele pode relaxar também.


2. Regulando o fluxo respiratório

O fluxo respiratório está diretamente ligado ao sistema nervoso, que aciona ou inativa os mecanismos de estresse e ansiedade. A respiração que aprendemos durante a prática nos ajuda a criar um padrão respiratório mais suave e os Pranayamas feitos isoladamente são ferramentas valiosas na contenção das crises